Português

A África presente duas zonas zoologiques distintas: a zona do norte e noroeste, compreendendo o Sara, e a zona etíope, englobando toda a África subsariana.Ao norte do Sara, encontra-se geralmente carneiros, cabras, dos cavalos e os camelos. O carneiro de Crueldade, daim vermelho da África são originários da costa da África do Norte. No Sara, encontra-se fennecs, bem como lebres, gazelles e gerboises, um pequeno roedor que desloca-se por saltos.
A fauna africana
A zona etíope protege uma grande variedade de animais e pássaros. Nas regiões arborizadas e ervosas vivem de numerosas espécies de antílopes e daims, as as zebras, o girafes, os os búfalos, os elefantes da África, os rinocerontes e diferentes macacos. O gorille, mais o grande macaco do mundo, está via de desaparecimento. Végétarien, habita as florestas de montanha da África équatoriale (Ruanda, República democrática do Congo). Encontra-se lémuriens à Madagáscar. Entre os carnívoros figuram o leão, o leopardo, guépard, hyène, chacal e o mangouste.
A maior parte dos pássaros pertence Velho ao Mundo e alguns são migratório: deixam a Europa o inverno para vir hibernar nos deltas e os pântanos da África (Senegal, Okavango, Sul-Sudão).
A galinha-do-mato é um dos pássaros mais caçados. Existe um grande número de pássaros aquáticos, nomeadamente pélicans, o hérons goliath, os flamingos, cigognes e as escovadelas.
Ibis encontra-se na região Nil e a avestruz, que desapareceu quase do Sahel, vive no leste e o Sul da África.
No que diz respeito aos répteis, encontra-se na África lézards, crocodilos e tartarugas. Existe várias serpentes venenosas em toda a zona etíope, da qual temível o mamba. Entre as serpentes que asfixiam a sua presa figuram o pythons, na principalmente África ocidental onde são objecto de um culto; a boa constricteur é originária da Madagáscar.
A água suave abunda em peixes. Conta-se mais de 2 000 espécies. O continente apresenta uma variedade de insetos nocivos, nomeadamente os mosquitos, as formigas migratórias, termites, criquets migratórios e as moscas tsé-tsé.
Os elefantes da África. Encarta
Estes últimos transmitem a doença do sono aos homens e os animais, proibindo por exemplo a criação dos bovinos em zonas florestais. A mosca tsé-tsé foi um dos obstáculos essenciais à extensão em zona florestal dos grandes impérios savane fundados sobre a cavalaria, e seu islamisation

Nenhum comentário:

Postar um comentário